quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ocorrências de acidentes de trânsito caem 64% após implantação do controlador de velocidade na Avenida Brasil


Implantado com a finalidade de conter o impulso de aceleração dos motoristas na Avenida Brasil, o controlador de velocidade instalado próximo à rótula do Memorial do Pioneirismo confirma sua eficácia com base nos mais recentes dados coletados pelo Departamento Municipal de Trânsito e que indicam redução de 64% no número de acidentes no local. De 22 ocorrências registradas nos seis meses anteriores à implantação do sistema que entrou em funcionamento em outubro de 2010, o número caiu para 8 após a instalação do controlador, sendo que destas 8, apenas duas foram ocorrências com lesões, uma delas causada por descuido do motorista de uma motocicleta que caiu sozinho depois de derrapar na pista molhada. Já as ocorrências com lesões tiveram queda de 67%, caindo de 6 casos antes do controlador, para 2 casos após a implantação do equipamento. No que diz respeito aos acidentes com danos materiais, a queda foi de 62,5%, caindo de 16 para 6 casos, sendo todos eles com poucos danos e sem gravidade.

O levantamento do Departamento de Trânsito também demonstra a familiarização dos motoristas ao controlador, visto que o número de notificações no mês de março teve queda de 82% em relação a outubro de 2010, primeiro mês de funcionamento do sistema.

É importante salientar que nos seis meses anteriores à implantação do controlador na Avenida Brasil, a rótula registrou 16 acidentes com danos materiais e 6 casos com lesões, sendo um deles com morte. “Nos seis meses anteriores ao pardal tivemos praticamente três vezes mais acidentes que nos meses posteriores a ele, o que prova que a comunidade estava certa ao reivindicar a implantação do sistema, pois este ponto realmente era crítico no que diz respeito ao excesso de velocidade”, avalia Raul Fröhlich, coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, lembrando que o sistema foi implantado a partir de demanda dos moradores ao Conselho Comunitário de 2009 e que elegeram o investimento num controlador como prioridade para aquela região.

Segundo Raul, inclusive os casos de abusos no acelerador tiveram redução da velocidade média. “Até a velocidade média das notificações caiu”, reforça, referindo-se aos dados captados nas primeiras semanas do controlador que identificaram veículos em velocidade superior a 140 km/h. Segundo ele, o cuidado do motorista e o respeito ao limite de velocidade já é uma realidade no local.

Da Redação: informações cedidas pela Ass. PMCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário