quarta-feira, 3 de março de 2010

Prefeitura adquire 40 mesas interativas


A Prefeitura de Campo Bom acaba de adquirir uma potente ferramenta para o processo de alfabetização dos estudantes da rede municipal. Trata-se da Mesa Interativa Educacional, com os kits Alfabeto, Multi-Mundos e Matemática o que promete tornar divertido e lúdico o processo de aprendizagem para cerca de 6.000 alunos matriculados na Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Foram adquiridas 40 mesas sendo que cada escola da cidade receberá uma unidade, o que faz com que Campo Bom dê um salto na qualidade com esta ferramenta moderna e interativa. “Para a criança será uma experiência inédita, pois a mesa interage com ela, emite sons, ensina a escrever e até corrige erros de forma divertida”, conta a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) Eliane dos Reis.
Desenvolvida para atender desde o início até a consolidação dos processos de alfabetização e letramento, a Mesa Educacional Alfabeto possui três níveis de atividades que englobam desde o processo de reconhecimento de letras e construção de palavras até o trabalho com textos. As atividades do software permitem o trabalho com fábulas, charadas, provérbios, ditos populares, trava-línguas, cantigas, animações, vídeos, além de oferecer um cadastro padrão com mais de 1800 palavras e 1100 imagens. Cada equipamento pode ser usado por até seis crianças ao mesmo tempo, incentivando o espírito de colaboração e a troca de conhecimentos. Ela funciona a partir do encaixe de blocos coloridos (letras do alfabeto) em um módulo eletrônico, permitindo assim que o aluno aprenda a reconhecer as letras, construa palavras, associe-as ao seu significado, leia, escreva e até interprete textos. “O uso de animações e recursos sonoros que ela permite favorece e estimula o aprendizado, tornado mais prazeroso aprender”, resume Eliane.
Semana passada, a Smec iniciou o treinamento dos professores que irão trabalhar com a nova ferramenta que tem até função de karaokê. Segundo Eliane, a Mesa Interativa Educacional tem indicação e grande efetividade na educação de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e na educação especial, público que será focado prioritariamente pela Smec e que deve envolver mais de 1.300 alunos, segundo dados do programa de reforço escolar de 2009. “Trata-se de uma ferramenta altamente inclusiva e que pode ser usada em todo o tipo de público de inclusão”, explica a titular da Smec. O móvel da mesa é adaptável e pode receber com conforto de movimentos alunos cadeirantes. Ela também traduz as atividades para a Lingua Brasileira de Sinais (Libras), o que permite seu uso por alunos surdos e também possui blocos com letras em braile possibilitando a utilização para alunos cegos e de baixa visão.
A fim de entender e aprender interagir com o equipamento, 60 professores passarão por curso de treinamento com 60 horas de duração. O treinamento com professores de Educação Infantil iniciou na semana e encerrou na segunda,1º. Coordenadores pedagógicos de escolas e monitores das Salas de Recursos da rede também foram treinados por técnicos da empresa responsável pela venda e distribuição das Mesas.(Ass. PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário