quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Exposição fotográfica promove a inclusão e celebra a diversidade


Quem passar pelo Protocolo do Centro Administrativo até o dia 14 de dezembro poderá apreciar um lindo ensaio fotográfico que celebra a diversidade e que tem a inclusão como principal mensagem. Estão expostas no espaço, fotos de 24 integrantes do grupo de convivência das pessoas com deficiência que, numa das atividades do grupo, tiveram a oportunidade de conhecer um estúdio fotográfico de verdade e de terem suas imagens captadas pela lente da profissional Sandra Wagner, especializada em fazer ensaios fotográficos com pessoas especiais. O resultado é uma bonita exposição que pode ser visitada gratuitamente pela comunidade durante o horário de funcionamento da Prefeitura. Semana passada, a dona de casa Vera Santos, 52 anos, conferiu as fotos e se encantou com a exposição. “Isso é um incentivo para provar que deficiência não é barreira e que eles são pessoas especiais e merecem ser bem tratados”, elogia.
O ensaio exposto no protocolo da prefeitura é composto por uma foto de cada integrante do grupo de convivência promovido pela prefeitura da cidade, que possui 24 pessoas, e mais uma foto de todo o grupo reunido. Segundo a assistente social Ana Quintana, coordenadora do grupo, a proposta do ensaio foi de dar acesso aos integrantes do grupo a um estúdio de verdade e ainda a possibilidade de explorarem suas belezas por meio de suas fotografias. “Muitos deles nunca tiveram a oportunidade de tirar fotos profissionais devido as suas condições econômicas e esse ensaio serve para elevar a auto-estima dessas pessoas e torna-las mais feliz, além de mostrar aos demais que toda pessoa tem o direito de ser feliz e de ser tratado de forma igualitária”, salienta a assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.
No dia 14 os integrantes do grupo de convivência das pessoas com deficiência receberão suas fotos devidamente enquadradas. Nesta data encerram as atividades do grupo no ano de 2009 com um dia inteiro de diversão em um sítio de lazer no bairro Quatro Colônias Norte. Em fevereiro, o grupo se reúne novamente para mais um dia de lazer em uma excursão que a prefeitura realiza para a praia de Mariluz. Já no dia 2 de março de 2010, o grupo que é formado por portadores de deficiência física, mental e múltipla, volta às atividades rotineiras que incluem alfabetização, dança, teatro e oficinas de geração de renda, entre outras.

(Ass.PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário