quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Prefeitura investe R$ 1,2 milhão na pavimentação de 39 escolas


A Prefeitura iniciou esta semana, a pavimentação das áreas externas de todas as 39 escolas da rede municipal (19 de educação infantil e 20 de ensino fundamental) e também vai trocar o calçamento próximo ao acesso a todas as unidades de educação, num investimento de R$ 1,2 milhão, totalizando cerca de 30 mil metros quadrados de área pavimentada com blocos intertravados de concreto, os chamados pavi S. A obra já está em andamento e vai acontecer paralelamente em diversas escolas até que todas estejam prontas, o que deve ocorrer no primeiro semestre de 2010. Conforme o prefeito Faisal Karam, o material que está sendo implantado tem uma série de vantagens sobre os que estão atualmente em uso nas escolas, principalmente na acessibilidade e facilidade na limpeza. “Além de mais bonitos, os blocos são menos escorregadios e não criam limo”, destacou Faisal. O objetivo do Município, é deixar o visual das escolas municipais o mais padronizado possível e permitir que as escolas possam receber ainda projetos de ajardinamento, já que as obras de pavimentação contemplam também espaços para canteiros e floreiras. "As escolas estão quase todas pintadas de verde e a maioria tem ginásio. É como se fosse uma identificação da qualidade de ifraestrutura que a rede municipal possui", destaca o prefeito, ressaltando que serão pavimentados apenas os espaços que hoje são pouco utilizados ou não-usados nas escolas. "Não tiraremos gramados e espaços de lazer das crianças para pavimentar”, garante.

Uma das escolas onde as obras já iniciaram foi a Presidente Vargas, no bairro Operária. Cinco funcionários da empresa responsável pela obra já encaixam os blocos da futura calçada ao lado do colégio. “Antes tinha mato aqui do lado. Essa obra economizará manutenção e vai deixar a escola muito mais bonita”, destaca a diretora Naira Soares. Após o término do encaixe, os blocos serão compactados e, em seguida, será aplicado cimento nas pontas da calçada. O mesmo procedimento será feito nos passeios públicos que cercam a escola, no pátio frontal e em uma das áreas internas laterais da instituição. “As crianças ganharão mais espaço para brincar”, projeta a diretora.

A satisfação de Naira com a obra é compartilhada por outras colegas de ofício. A diretora da escola Emílio Vetter, bairro Rio Branco, Carla Caberlon, considera a mudança excelente para todos na escola. Ela explica que a escola tem um grande espaço do pátio que fica embarrado quando chove. “Tem uma área que sou obrigada a fechar durante os dias chuvosos em função da lama e assim preservar a limpeza dos alunos e da escola. Depois da obra concluída, as crianças terão um espaço bem maior para brincar, independente do clima”, programa a diretora. Na escola Princesa Isabel, na Barrinha, as reformas serão benéficas para a segurança. “O novo piso substituíra um espaço do pátio que tem brita, o que é sempre perigoso para causar acidentes com as crianças. Sem contar a questão estética, a escola ficará bem mais bonita”, afirma Zoraia Ramm.

(Ass.PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário